Menu

Economia

Governo entrega obras em comemoração ao aniversário de 410 anos da capital

Nesta terça-feira (6), em comemoração aos 410 anos de São Luís, o Governo do Maranhão envolveu várias secretarias de estado na entrega de uma série de obras nas áreas da Infraestrutura, Educação, Mobilidade Urbana, Recreação e Lazer, Regularização Fundiária e apoio à agricultura.

“É o entendimento de que o recurso que o Governo administra é do povo, é público e deve voltar para o povo. O Governo tem feito isso em todas as áreas como a educação, praças, lazer, asfalto, e para diminuir a vulnerabilidade alimentar, por exemplo”, ressaltou o secretário-chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira.

Educação

Na área da educação, o Governo entregou, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a construção do auditório e reforma da quadra descoberta do IEMA Vocacional Estado do Ceará, do Bairro Sacavém.

Foi entregue, também, no bairro da Alemanha, a reforma do Centro de Educação Especial Maria da Costa Arcangeli, espaço de apoio às pessoas surdas.

Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Regularização Fundiária
Por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), foram entregues 113 Cadastros Ambientais Rurais (CAR) às comunidades do Maracanã, Tinai, Coqueiro, Caracueira, Tajaçuaba, Inhauma, Vila Samara e Residencial Natureza.

O CAR permite ao produtor agrícola familiar o planejamento do imóvel, o acesso ao crédito agrícola, a contratação do serviço agrícola, a adesão aos programas de regularização ambiental (PRA), a certificação do ativo ambiental, segurança jurídica, suspensão de sanções e comprovação de regularidade ambiental.

“Acima de tudo, nós estamos demonstrando que a nossa capital também produz muitos produtos agrícolas. Estamos entregando 113 Cadastros Ambientais Rurais, para a regularização ambiental dessas áreas e conceder, inclusive, o acesso às linhas de crédito para fomentar as produções”, pontuou o secretário da SAF, Diego Rolim.

O presidente da Associação Comunitária do Coqueiro, José Carlos Moreira, foi um dos beneficiados com o Cadastro Ambiental Rural (CAR), e comemora a iniciativa do Governo.

“Foi uma alegria muito grande para a comunidade do Coqueiro, os moradores, produtores rurais só tem a agradecer ao nosso Governo que abriu as portas e a comunidade abraçou esse projeto. Esse presente vai fortalecer muito a nossa produção rural”, comemorou o morador.

Na ocasião, o Instituto de Colonizações e Terras do Estado do Maranhão (Iterma) promoveu a entrega de 30 kits de irrigação e a assinatura de ordens de serviço para a regularização fundiária de assentamentos na Grande Ilha.

“A gente tem atuado em todo o Maranhão, já entregamos mais de 5 mil títulos nesses últimos 2 anos. Em São Luís não poderia ser diferente, estamos assinando uma ordem de serviço para a medição de 2.171 lotes na zona rural. Ainda entregaremos 30 kits de irrigação para essas comunidades”, garantiu o presidente do Iterma, Anderson Ferreira.

Mobilidade Urbana

Por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura, o estado garantiu a pavimentação de 276 ruas nos bairros da Cidade Operária, Maiobinha, Cohatrac V, Anil, Coroado, Sacavém, Alemanha, Caratatiua, Alto do Calhau, Ponta D’areia, São Francisco, Centro. A iniciativa corresponde a 122,06 KM. Somente no Cohatrac, a Sinfra realizou o asfaltamento em 5 KM.

Por meio das secretarias de Governo, Cidades e Administração Penitenciária, a capital também recebeu outras 20 ruas recapeadas e mais 5 pavimentadas por meio de bloquetes.

Praças da Cidade Operária e Világio

Por meio da Secretaria de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano, o Governo do Estado também realizou a entrega de praça e campo na Cidade Operária. A Secid também entregou uma praça e as obras de pavimentação asfáltica do Village, no Araçagy.

Área de Recreação da Casa Ninar

Como forma de promover o lúdico e contribuir no processo de tratamento das crianças que buscam os serviços da Casa Ninar, a Agência Executiva Metropolitana (AGEM) entregou a Área de Recreação da Casa Ninar, um playground que auxilia no desenvolvimento de atividades que envolvem funções auditivas, táteis e de equilíbrio.

O parque é composto por equipamentos de diversos tipos de materiais como madeira, pneus de borracha e fitas, além de impermeabilização de todo o piso e muro com alambrados, para garantir a segurança e acessibilidade.

Praça Odorico Amaral de Matos

A Praça Odorico Amaral de Matos, localizada Rua Antônio Bayma, no Caratatiua, foi totalmente revitalizada pela Agência Executiva Metropolitana (Agem). Isso inclui toda a área, que é de 636,81m², com academia ao ar livre, bancos de concreto, corrimão de aço inoxidável nas duas escadas, meio-fio com sarjeta no entorno, calçada, muretas nos canteiros, piso interno em blocos sextavados, coreto, iluminação e grama.

Praça do Mururu

A Praça do Mururu, localizada entre as ruas Vinte e Sete, Cerro Corá, Mamona e Agostinho Torres, na comunidade do Coroado, foi incluída no pacote de revitalizações da AGEM.

Construída em uma área de 951m², a praça recebeu serviços de recuperação de todos os equipamentos de academia ao ar livre, restauração completa do piso de concreto, pintura geral e revitalização da iluminação.

Fonte: oimparcial.com.br

Saiba mais

Comentários