Menu

Notícias

Governador do Maranhão apresenta os Restaurantes Populares durante visita de ministros

O governador do Maranhão, Carlos Brandão recebeu os ministros do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias; e dos (MPI), Sônia Guajajara, nesta quinta-feira (25), para apresentar a rede de Restaurantes Populares. Juntos, eles almoçaram no Restaurante Popular do Bairro João de Deus, em São Luís. Na ocasião, Brandão mediou acordo entre o MDS e o Grupo Mateus.

Os Restaurantes Populares são importantes equipamentos públicos estaduais de combate à insegurança alimentar e estão presentes em mais de 150 municípios maranhenses. Atualmente, a rede conta com 168 estabelecimentos que fornecem diariamente cerca de 170 mil refeições a famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Os valores cobrados são de 0,50 centavos para o café da manhã e R$ 1,00 para o almoço e jantar. Além das refeições, os Restaurantes Populares oferecem serviços de avaliação e orientação nutricional, bem como ações de educação alimentar.

No período de janeiro a abril de 2023, os 168 Restaurantes Populares forneceram um total de 14.519.864 milhões de refeições, demonstrando a importância desses estabelecimentos na garantia da segurança alimentar de milhares de pessoas em todo o Maranhão.

Na oportunidade, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, anunciou que o Governo Federal pretende utilizar o modelo exitoso dos Restaurantes Populares do Maranhão para uma expansão que deve garantir alimentação de qualidade de fortalecimento da agricultura familiar em mais regiões.

A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, disse que, “O Restaurante Popular também é uma forma de fortalecer o trabalho do pequeno agricultor familiar, além de garantir o acesso ao alimento que é algo urgente e necessário. Aqui, eu estou valorizando essa importante política e parabenizo o governador, está aprovadíssimo”.

Pacto de inclusão econômica

Além da apresentação da rede de Restaurantes Populares, o governador Carlos Brandão também participou, como mediador, da assinatura do Pacto de Inclusão Econômica entre o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e o Grupo Mateus. O acordo de cooperação tem como objetivo promover a inclusão socioeconômica de pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, por meio da oferta de ações de apoio à inserção no trabalho. 

O pacto também visa apoiar a inserção no mercado de trabalho de inscritos no Cadastro Único, priorizando mulheres negras e outros grupos em situação de vulnerabilidade. O acordo de cooperação será coordenado pela Secretaria de Inclusão Socioeconômica do MDS, fortalecendo o compromisso do Governo Federal no combate à desigualdade e na promoção da inclusão social e econômica dos brasileiros em situação de vulnerabilidade.

Fonte: Assessoria

source

Outras notícias

Saiba mais

Comentários