Fruta popular reduz o risco de ter um AVC e aumenta a imunidade; veja

Existe uma fruta muito comum que pode ser considerada um elixir da saúde. O limão, uma das frutas cítricas mais populares, tem o sabor azedinho como grande trunfo, mas não para por aí.

As propriedades nutricionais do limão jamais estarão defasadas, já que ele é um grande aliado da imunidade, além de se mostrar excelente fonte de vitaminas, principalmente a vitamina C, somada a cálcio, ferro, fósforo, cobre e magnésio.


0

 

Para o trato gastrointestinal, o limão contém uma substância conhecida como pectina, que atua na estimulação de enzimas digestivas e retarda a digestão de açúcares e amidos (um tipo de carboidrato), promovendo benefícios especiais à saúde intestinal.

Por se tratar de uma fruta rica em vitamina C, conta com potente ação antioxidante. Os flavonóides presentes no limão podem garantir um aporte nutricional para reduzir risco de doenças, inclusive do Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Foto colorida de limões cortados e inteiros molhados - Metrópoles
O limão é a fruta mais saudável do , conforme mostrou estudo da William Paterson University

Outra função promissora do limão e que pode ajudar nos parâmetros de saúde é promover o aumento da absorção de ferro. Temperar saladas e refeições completas — que costumam ter boa quantidade do mineral — com esse ingrediente é uma forma prática e eficaz para potencializar esse efeito.

Isso porque a vitamina C, presente na fruta, melhora a absorção do ferro presente em vegetais e alimentos de fonte animal, prevenindo, também, a anemia por deficiência de ferro.

Para quem é adepto das pastilhas efervescentes de vitamina C, saiba que o limão conta com 38mg dela, fortalecendo de forma mais completa e eficaz o sistema imune.

Por fim, mas não menos importante, uma pesquisa publicada na Harvard School of Public Health associou a vitamina C presente na fruta à melhora da elasticidade das artérias. Dessa forma, os riscos de doenças cardíacas são reduzidos.

(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica

source

Outras notícias

Saiba mais

Comentários

.