Festança Junina no Ceprama chega a 20ª edição

O Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama) é destino certo de muitos turistas que visitam o estado em busca de arte e . E a tradicional Festança Junina está de volta ao Ceprama, prometendo agitar a cidade desta quarta-feira (29) até 2 de junho. O evento terá início às 20h e contará com uma programação repleta de atrações culturais e shows para o entretenimento de toda a família.

Segundo o diretor do Ceprama, Jorge Beckman, por ser reconhecido como ponto de comercialização do artesanato típico do Maranhão, o local se tornou parada quase obrigatória para os visitantes em busca de experiências artísticas e culturais no estado e a Festança já se consolidou como um espetáculo das tradições locais.

“A Festança Junina no Ceprama vai ser um espetáculo cultural de cores, sons e tradições da cultura maranhense em um ambiente festivo e acolhedor. A diversidade e riqueza cultural presentes encantam e envolvem a todos, proporcionando momentos de alegria. Agradecemos o apoio do governador Brandão e a dedicação de todos os envolvidos para tornar este evento especial. Viva a cultura maranhense e a tradição da Festança Junina no Ceprama!”, declarou o diretor.

A 20ª edição da Festança Junina no Ceprama vai até o domingo (2) com entrada gratuita. O evento é realizado, tradicionalmente, no final do mês de maio e conta com apoio do Governo do Maranhão por meio das Secretarias de Estado da Cultura (Secma) e do Turismo (Setur-MA).

Nesta quarta-feira (29), a abertura será com Boi de Morros, o batalhão pesado do Bumba Meu Boi da Maioba (sotaque de matraca), o show da cantora maranhense Flávia Bittencourt, Boi Lendas e Magias, Cacuriá de Dona Teté e o grupo de Tambor de Crioula Arte Nossa.

“O Ceprama exala cultura. É um autêntico centro de arte e tradição. A festança atrai uma quantidade expressiva de turistas para o estado. É mais uma programação popular do nosso São João”, explica Socorro Araújo, secretária estadual do turismo, órgão responsável pelo Ceprama.

Além de muita música e atrações culturais do estado, a 20ª Festança Junina no Ceprama valoriza o espaço exclusivo dos artesãos. Com a movimentação extra, eles pretendem aumentar as vendas. Por outro lado, os visitantes têm a oportunidade de apreciar e adquirir peças únicas e autênticas, representativas da cultura local. A presença dos artesãos enriquece a experiência dos participantes, permitindo uma imersão cultural.

“A valorização do trabalho artesanal e a promoção da identidade cultural maranhense tornam a Festança Junina uma celebração especial e repleta de significados”, afirma Jorge Beckman.

De acordo com o organizador do evento, Mário Jorge, a Festança é considerada o Guarnicê do São João. Desde 2004, essa celebração junina ocorre no Ceprama e já se estabeleceu como o evento de abertura dos festejos juninos em São Luís e em todo o Maranhão. “A Festança Junina é uma tradição que se mantém viva e é um momento especial para reunir a comunidade em torno das festividades juninas”, destaca Mário Jorge.

Este ano, o evento terá 5 dias de duração. Além de gratuita, a entrada pode ser solidária. Para quem quiser prestar solidariedade aos atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul, haverá no local um ponto de coleta de alimentos não perecíveis.

A Festança Junina recebe o incentivo do Governo Federal, através do Ministério da Cultura com a Lei Rouanet, legislação criada com o propósito de captar e direcionar recursos para o fomento cultural, e ainda, patrocínio do Instituto Cultural Vale e da Equatorial Energia, apoio do Governo do Estado, Serviço Social do Comércio (SESC), Secretaria Municipal de Cultura de São Luís (SECULT), Prefeitura de São Luís, Brahma, Guaraná Jesus, Feijão de Corda, Marcial Lima e produção de Mário Jorge.

Confira a programação completa:

QUARTA-FEIRA (29), A PARTIR DAS 20h

Boi de Morros

Boi da Maioba

Flávia Bittencourt

Boi Lendas e Magias

Cacuriá de Dona Teté

Tambor de Crioula Arte Nossa

QUINTA-FEIRA (30), A PARTIR DAS 20H

Boi da Lua

Boi de Axixá

Lelê de São Simão

Boi Oriente

Boi Itapera de Maracanã

Dança Portuguesa Império de Lisboa

SEXTA-FEIRA (31), A PARTIR DAS 20H

Boi de São José de Ribamar

Boi Barrica

Boi de Santa Fé

Boi de Nina Rodrigues

Boi de Maracanã

Shows: Adriana Bosalpo, Emanuel de Jesus, Rosa Reis, Gabriel Melónio

SÁBADO (1º DE JUNHO), A PARTIR DAS 20H

Boi de Axixá

Boi de Guimarães

Boi da Pindoba

Boi Brilho da Ilha

Boi meu Tamarineiro

Boi Encanto do Olho d'Água

DOMINGO (2 DE JUNHO), A PARTIR DAS 20H

Boi Pirilampo

Boi de Sonhos

Boi de São Simão

Boi da Madre Deus

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

source

Outras notícias

Saiba mais

Comentários

.