Festa de Corpus Christi deve reunir 14 mil fiéis no Nhozinho Santos

Com o tema baseado na Campanha da Fraternidade 2023: “Dai-lhes vós mesmos de comer”, retirado do evangelho de Mateus (capítulo 14, versículo 16), fiéis e devotos das 57 paróquias, e 2 quase paróquias, dos 15 municípios que formam a Arquidiocese de São Luís do , devem celebrar a Festa do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo – Corpus Christi, no dia 8 (próxima quinta-feira), a partir das 15h, no Estádio Municipal Nhozinho Santos, localizado no bairro da Vila Passos.

A programação inicia às 15h, no estádio municipal Nhozinho Santos, com missa presidida por Dom Gilberto Pastana, concelebrada pelos padres, diáconos permanentes e provisórios da Arquidiocese e participação de todos os movimentos, pastorais e comunidades, de todas as 57 paróquias da Arquidiocese. 

A Santa Missa será às 17h, seguida de procissão solene e luminosa que percorrerá as principais ruas de São Luís até a Catedral Metropolitana, onde haverá a benção com o Santíssimo Sacramento.

“Quinta-feira, dia 8 de junho, a partir das 15h, nós esperamos você, querido irmão, querida irmã, para participar conosco da grande solenidade de Corpus Christi, aqui no estádio Nhozinho Santos, nesse dia, essa casa se tornará o Templo do Senhor”, convida Dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís do Maranhão.

A Arquidiocese de São Luís está trabalhando no projeto Corpus Christi desde o mês de abril. Segundo o Padre Jadson Borba, coordenador do projeto, são 6 equipes de serviço, 61 grupos de trabalho, 1200 voluntários e uma expectativa de público de 14 mil fiéis. Pelo menos 89 ônibus, vindos das diversas paróquias da Arquidiocese, já confirmaram presença. 

A organização pede que quem puder leve 1kg de alimento não perecível para seguir o que diz Mateus: “Dai-lhes vós mesmos de comer”.

As emissoras da rede católica de comunicação farão a transmissão da Missa no Nhozinho Santos. O percurso da procissão poderá ser acompanhado pelas redes sociais da Arquidiocese.

Expressão latina que significa Corpo de Cristo

Corpus Christi é uma expressão latina que significa Corpo de Cristo. A celebração religiosa, que data da Idade Média, homenageia a Eucaristia, sendo esse o único dia em que o Santíssimo Sacramento sai pelas ruas.

A festa do “Corpo e Sangue de Cristo” é um evento católico tradicional na capital maranhense que mobiliza todas as paróquias, comunidades e organismos da Igreja Católica de São Luís. 

Há envolvimento de bispos, padres, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas, leigos e leigas.

Embora seja uma data móvel, é celebrado em todo o mundo e obrigatório para os católicos, sendo comemorado 60 dias após a celebração da Páscoa – que é realizada, por sua vez, sempre 40 dias após a Quarta-feira de Cinzas, que marca o fim do carnaval.

A Solenidade foi instituída pelo Papa Urbano IV, no ano de 1264, em honra ao milagre eucarístico de Bolsena, na Itália. Em 1317, a festividade foi estendida para toda a Igreja, pelo Papa João XXII. A celebração da festa consta de Missa, procissão e Adoração ao Santíssimo Sacramento. 

Durante a Missa são consagradas duas hóstias: uma é consumida e a outra é apresentada aos fiéis para adoração. A hóstia consagrada, será adorada no ostensório ao longo da procissão.

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

Envie sua denúnciavídeofoto ou sugestão:

Whatsapp da Redação: (98) 99144-5641

source

Outras notícias

Saiba mais

Comentários

.