Menu

Entretenimento

Fafá de Belém relembra preconceito que passou por gravar música sertaneja

Fafá de Belém relembra preconceito que passou por gravar música sertaneja. (Foto: Reprodução/ YouTube oficial Chitãozinho e Xororó)
Fafá de Belém relembra preconceito que passou por gravar música sertaneja. (Foto: Reprodução/ YouTube oficial Chitãozinho e Xororó)

A famosa cantora Fafá de Belém foi ao programa Faustão na Band e condenou o preconceito do sertanejo no Brasil.

Durante o programa Faustão na Band, reexibido na quinta-feira passada (12), Fafá de Belém, grande cantora nacional que explodiu nacionalmente com “Filho de Bahia” participando da trilha sonora de “Gabriela”, relembrou o episódio que passou com a música “Nuvem de Lágrimas”, em parceria com Chitãozinho e Xororó.

Em sua participação no quadro Na Pista do Sucesso, a cantora e atriz relatou sobre diversos casos que empresas e emissoras de rádio se recusaram de reproduzir a música, somente por ser do gênero sertanejo. Algumas emissoras radiofônicas chegaram a até ocultar as vozes de Chitãozinho e Xororó da faixa “Nuvem de Lágrimas”, o que rendeu muitos momentos de desconforto para Fafá de Belém, que decidiu boicotar todas as companhias que tinham esse preconceito em relação ao gênero.

“Na época, o preconceito era muito grande e me falavam “nossa, você vai gravar com uma dupla sertaneja?” e eu falei “claro que vou, eu sou apenas uma cantora e eles são grandes cantores”, disse Fafá de Belém no palco do Faustão na Band.

Fafá de Belém. (Foto: Reprodução/ Redes Sociais)
Fafá de Belém. (Foto: Reprodução/ Redes Sociais)

A música, lançada no começo dos anos 90 por Chitãozinho e Xororó, com a participação ilustre de Fafá de Belém, se tornou um enorme sucesso comercial, tornando-se parte da trilha principal da da Globo “Barriga de Aluguel” criada por Glória Perez e dirigida por Wolf Maya.

“Nuvem de Lágrimas” foi regravada por Paula Fernandes – em 2016 –; pelas duplas César Menotti e Fabiano – em 2014 –; e por Maiara e Maraísa, com participação de Marília Mendonça – em 2020. Chitãozinho e Xororó cantaram o sucesso com Maiara e Maraísa em 2017.

Confira um trecho da participação de Fafá de Belém no programa Faustão na Band, do canal de TV aberto Bandeirantes. Caso não possa reproduzir o vídeo, abaixo estará escrito o que foi dito pela cantora, ao ser perguntada pelo apresentador Fausto Silva sobre “Núvem de Lágrimas”.

Leia Também:

“A música sertaneja tocava de 05 às 07 da manhã, somente. E nas AM's, não tocava na FM. Eu fazia muita feira agropecuária, [eu] encontrava todos os meninos [cantores e duplas sertanejas] lá, então eu fiz amizade com todos eles. Quando [Paulinho] Debetio apresentou essa música para mim, eu disse: ‘Quero gravar com o Chitãozinho e Xororó'. E gravamos.

Mas havia um preconceito em relação ao cantor popular. Eu sempre fui uma cantora popular – e me orgulho disso, graças a Deus -, mas tinha uma coisa ali contra os movimentos. Aí eu voltei de viagem, eu ouvi, numa rádio, a minha voz sozinha ali cantando [Nuvem de Lágrimas]. Liguei para a gravadora e disse assim: ‘Cadê os meninos [Chitãozinho e Xororó]?'. ‘Não, você sabe…', e eu falei ‘Então tira a música do disco, porque nessa rádio eu não quero mais tocar'.

Porque se eu tenho que tocar sozinha para agradar uma elite, não é nesse barco que quero embarcar. O meu barco sempre foi a música popular. E a música foi um grande sucesso, tocou primeiro lá em Fortaleza, virou trilha [sonora] de novela [Barriga de Aluguel], e tenho que agradecer tanto esses meninos que eu amo tanto”

source

Outras notícias

Saiba mais

Comentários

.