Ao redor do mundo existem várias ilhas que se destacam por conta das suas características únicas, sejam belezas, perigos, tesouros, história, ou qualquer outro. No caso dessa ilhota que existe bem longe da praia na Baia Cockle, na turística Ilha Magnetic, na costa leste da Austrália, o que chama atenção é seu formato. Ele se justifica por ser, na realidade, um naufrágio que está virando uma ilha.
A ilha da Baia Cockle é o que sobrou do ex-transatlântico australiano City of Adelaide, um navio movido a vapor construído no final do século XIX. Enquanto funcionava, a embarcação fez várias viagens entre a Austrália e a Inglaterra transportando passageiros.
Navio

UOL
Contudo, em 1912 aconteceu um incêndio que culminou no fim da embarcação, felizmente sem nenhuma vítima. Depois disso, o navio se tornou um depósito flutuante de carvão, por ser o que transportava na época.
Foi justamente o carvão que provocou o incêndio e também por conta dele o fogo durou dias consumindo todo o interior da embarcação, deixando somente seu casco de 75 metros de comprimento parcialmente preservado.
Como não tinha mais nenhum uso, um empresário da Ilha Magnetic comprou o resto do City of Adelaide como sucata para afundá-lo, de forma proposital, na Baia Cockle para que ele agisse como um quebra-mar e contivesse a força das marés. No entanto, quando ele estava sendo levado até o lugar onde seria afundado o navio encalhou em um banco de areia e não saiu mais.
Passados os anos, arbustos de vegetações que tiveram suas sementes levadas pelos pássaros da Ilha Magnetic começaram a crescer dentro do navio e começaram a dar forma a um estranho manguezal o que começou a fazer o naufrágio virar uma ilha.
Naufrágio virando uma ilha

UOL
Além disso, o naufrágio que está virando uma ilha não tem somente um verde intenso como também é o lar de várias aves marinhas e terrestres. Por conta disso, o governo australiano o nomeou como Patrimônio Marítimo do país e aplica multas severas em quem causar algum dano à estrutura ou querer pegar um pedacinho do navio.
Na visão do governo australiano, o City of Adelaide é um interessante exemplo de como os escombros conseguem se tornar muito mais do que uma lembrança do passado.
Atualmente, o naufrágio está virando uma ilha porque ainda é possível ver contornos do casco da embarcação, mas eles sofrem a ação do tempo e da natureza com o passar do tempo. Por isso é bem provável que daqui alguns anos o navio se torne por completo uma ilha com seu manguezal brotando diretamente do solo lodoso da baia ao invés de vir do fundo do casco.
Fonte: UOL
Imagens: UOL
Esse conteúdo Esse naufrágio está virando uma ilha na Austrália foi criado pelo site Fatos Desconhecidos.