Espetáculo a céu aberto encena a Paixão de Cristo 

Espetáculo a céu aberto encena a Paixão de Cristo 

O maior espetáculo teatral ao ar livre do Maranhão, a Via Sacra do Anjo da Guarda, completa este ano 43 edições. Em 2024, a peça será realizada nos dias 28 e 29 de março, a partir das 18h, no bairro de mesmo nome, em São Luís.

O lançamento do projeto, idealizado e realizado pelo Grupo Independente de Teatro Amador (Grita), foi lançado no último dia 8, no Teatro Itapicuraíba, com o tema “Humanidade: uma Poética de Expressão Coletiva”, versando sobre como a humanidade é a base para a convivência em sociedade. 

A produção da Via Sacra mobiliza uma grande comunidade do bairro Anjo da Guarda, envolvendo pelo menos duas mil pessoas, direta e indiretamente, tanto na parte artística, quanto na estrutura e logística. São esperadas cerca de 500 mil pessoas nos dois dias de espetáculo. 

“Um teatro que se alimenta das manifestações do povo, que se realiza pelo próprio povo. Homens e mulheres se transformam em artistas e artesãos das artes cênicas. Um mutirão de cidadania”, disse Cláudio Silva, diretor-geral da Via Sacra.

A Via Sacra

O espetáculo Via Sacra do Grupo Grita foi concebido no ano de 1981 com o objetivo de traduzir para a população, o sentimento libertário da Paixão de Cristo. Centenas de moradores do Anjo da Guarda e região colaboram com a execução da peça, entre atores, produção e equipe técnica.

A montagem da peça percorre cerca de dois quilômetros de ruas do bairro, com atos encenados em várias localidades do Anjo da Guarda. O percurso até a cruz e a ressurreição, eternizados na Bíblia, há 42 anos atrai uma verdadeira multidão para acompanhar de perto a via crucis encenada pelo Grita.

A comunidade

A história da comunidade do Anjo da Guarda, situada na Área Itaqui-Bacanga, é marcada pela resistência dos movimentos sociais e pelo desenvolvimento da popular. A combinação da forte religiosidade dos moradores com a luta pela conquista dos direitos humanos, serviu de inspiração para o Grupo Grita, que optou em 1981 por montar o espetáculo Via Sacra, com o propósito de traduzir o sentimento libertário da Paixão de Cristo na movimentação em torno do desenvolvimento da própria comunidade.

O envolvimento da comunidade é fator determinante para o sucesso da produção. Durante mais de 40 anos de espetáculo, mais de dois milhões de pessoas assistiram à Via Sacra do Anjo da Guarda, que já se tornou um evento fixo no calendário cultural do Estado e um vetor econômico e turístico para a região.

Tags:
Brasil, Maranhão, Paixão de Cristo, São Luís

source

Outras notícias

Saiba mais

Comentários

.