Escola Brasileira de Medicina lança programa de experiência prática via telemedicina

Escola Brasileira de Medicina
(Foto: DCStudio/Freepik)

Viabilizar o avanço para titularidade de médico especialista por meio de um programa de plantão de sobreaviso com possibilidade de remuneração. Essa é a principal oportunidade que o Programa de Plantão de Sobreaviso, criado pela Escola Brasileira de Medicina, a EBRAMED, em parceria com a Digital Medicina, oferece aos médicos alunos dos cursos de pós-graduação em todo o País.

Leia também – Mais de 2,3 mil ribeirinhos recebem atendimento via telessaúde na Amazônia

Na iniciativa, os alunos irão fazer atendimentos a pacientes via telemedicina. Por enquanto, estão contempladas as práticas de atendimento em medicina de família e comunidade, clínica médica e medicina de emergência. Contudo, há projetos em andamento para que programas de teleatendimento sejam ofertados para os demais cursos da escola, como: psiquiatria, cardiologia, geriatria, oncologia, neurologia, entre outros, com o objetivo de serem implementados ao longo do ano de 2023.

De acordo com os parceiros do programa, entre as vantagens da iniciativa está o fato de os alunos não precisarem estar num estágio avançado do programa de pós-graduação, pois é necessário contar apenas possuir CRM ativo e um certificado digital para realizar atendimentos, fornecer atestados, prescrever medicamentos e encaminhar os pacientes para a realização de exames e consulta com especialistas, por exemplo.

Nos casos mais simples, os alunos irão fazer todo o atendimento e, nos mais complexos, eles poderão contar, via aplicativo online, com o auxílio direto de um grupo de médicos já especialistas nas áreas e dos demais estudantes que estão se especializando que integram o programa.

No modelo de sobreaviso, os médicos do programa não precisam se dedicar 100% ao programa, possibilitando a flexibilidade do tempo e do trabalho do aluno. A EBRAMED e a Digital Medicina irão contar com pelo menos cinco médicos durante o período do dia e três à noite para realizar os atendimentos, pois, dessa forma, haverá uma distribuição de pacientes entre os médicos que estão se especializando, tornando possível organização de tempo do aluno.

Os alunos podem escolher entre 6 a 48 horas de atendimento por semana. No entanto, a Associação Médica Brasileira exige a prática mínima de 24 horas semanais na especialidade escolhida para que o profissional estudante obtenha o pré-requisito para a inscrição para a prova de títulos da especialidade. Assim, o programa de sobreaviso possibilita ao aluno contabilizar o tempo de trabalho/treinamento necessário para a inscrição na prova de título”, explica Leonardo Jorge Cordeiro de Paula, médico cardiologista clínico pelo Instituto do Coração (Incor) e diretor médico acadêmico da EBRAMED.

Remuneração e treinamento

No início do programa, os médicos alunos irão contar com um treinamento especializado em telemedicina para então, iniciar os atendimentos aos pacientes da Digital Medicina, seguindo os padrões de qualidade ensinados nos cursos da EBRAMED, a legislação vigente que regulamenta a atividade e as normas e condutas técnicas exigidas pela Digital Medicina. Ainda de acordo com os parceiros do projeto, os alunos conveniados ainda terão a oportunidade de receberem remuneração por cada atendimento realizado.

O programa de plantão de sobreaviso foi criado pela EBRAMED em parceria com a Digital Medicina para poder ajustar a dinâmica diária dos alunos, oportunizando a vivência prática com atendimento a pacientes reais, auxiliar no período de contagem de tempo para a prática exigida em cada especialidade e a possibilidade de ganhos financeiros extras. Os alunos que cursam pós-graduação não conseguem fazer a prova de titularidade de especialista somente com o certificado da pós. Assim, o tempo de experiência prática, de acordo com cada especialidade médica, é essencial na habilitação do especialista. Isso promete transformar o mercado de ensino médico”, completa Leonardo.

As inscrições e outras informações sobre o Programa de Plantão de Sobreaviso podem ser consultadas com o setor de ensino da Escola Brasileira de Medicina. Atualmente, a iniciativa já conta com mais de 150 alunos ativos nos plantões.

*Informações Assessoria de Imprensa

source

Outras notícias

Saiba mais

Comentários

.