Erosão causa medo no Parque Timbiras

Erosão causa medo no Parque Timbiras

O risco de desabamento de várias casas tem tirado o sono de moradores da Rua 4 do Parque Timbiras, em São Luís. Isso porque uma erosão pode causar uma tragédia se medidas não forem tomadas.

“A cada dia que passa com as chuvas a erosão vai aumentando mais. Está faltando uns 5 metros para atingir as nossas casas, então ficamos muito preocupados com a situação”, ressaltou o morador Leandro.

O terreno onde ocorre a erosão já foi endereço de uma importante escola do bairro. De acordo com os moradores da região, o terreno faz parte de uma cooperativa e que recentemente caçambas retiraram toneladas de barro do lugar.

“Aqui era o antigo colégio Coeduc. Eu não sei se por ventura, eles deixaram tirar ou pagaram caçambeiros para fazer a retirada desse barro. Eram várias caçambas por dia e realizando a retirada desse barro”, revelou Leandro.

Os moradores do Residencial Timbiras chegaram a impedir que continuassem a retirar o barro do terreno, mas com a chegada do período chuvoso, a cratera continuou aumentando.

“A cratera está quebrando a barreira. Essa área aqui é particular, ou seja, é da Cooperativa Coeduc, porém, eles não funcionam mais. Tentamos até comprar um pedaço do terreno, mas eles não aceitaram”, afirmou o morador Emanuel.

Segundo Emanuel, a cooperativa não retirou apenas barro e entulho do terreno. “Eles tiraram barro, entulho e árvores de lá e ai ficou assim, vulnerável”, pontuou o morador.

A Defesa Civil de São Luís foi acionada pelos moradores, mas nada adiantou. “Eles vieram e colocaram uma lona, mas não adiantou muita coisa. Nós moradores, pagamos para que fossem feitos alguns trabalhos de prevenção aqui, mas também não adiantou”, finalizou Leandro.

Entramos em contato com a Prefeitura de São Luís e cobramos um posicionamento, mas até o encerramento desta matéria, não recebemos resposta.

Tags:
chuvas, erosão, Maranhão, São Luís

source

Outras notícias

Saiba mais

Comentários

.