Menu

Notícias

Entidades científicas oferecem ajuda para “atenuar” crise dos Yanomami

Entidades que compõem a sociedade científica brasileira se colocaram à disposição do governo brasileiro para “atenuar e solucionar” a crise humanitária nas terras Yanomami.

Em carta enviada à ministra dos Povos Originários, Sonia Guajajara, as entidades que fazem parte da Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento Brasileiro (ICTP.Br) dizem estar “inteiramente à disposição para ajudar a superar esse crítico e vergonhoso momento da história brasileira”.

A carta é assinada por 8 entidades, entre elas a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O ofício afirma que “as estarrecedoras condições de vida e sobrevivência do Povo Yanomami, imerso em crise sanitária e de , envergonha a todos deste país, nos constrange internacionalmente e nos faz perguntar como a sociedade brasileira permitiu que essa tragédia acontecesse”.

A crise humanitária em terras Yanomami alcançou patamares gravíssimos e vem chamando atenção do governo brasileiro e outras entidades.

Neste fim de semana, o governo federal declarou estado de emergência na terra Yanomami de Roraima. O presidente Lula (PT) visitou a região, acompanhado de diversos ministros. Além do problema de acesso à alimentação, há uma crise sanitária, com casos de malária e outras doenças.

source

Outras notícias

Saiba mais

Comentários