Embaixada da Itália e CCBB inauguram exposição fotográfica em coquetel

Na última segunda-feira (20/3), a embaixada da Itália em Brasília se uniu ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) a fim de inaugurar a exposição Fotógrafos Italianos – no florescer da fotografia brasileira. Em colaboração com o Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro, o projeto exibe cerca de 90 imagens, em reprodução, registradas entre meados dos séculos XIX e XX, por fotógrafos italianos em solo verde-amarelo.

A mostra, que agora ocupa a galeria 4 do CCBB, tem curadoria de Joaquim Marçal Ferreira de Andrade e Livia Raponi. Ambos selecionaram nove personagens que brilham pelas trajetórias singulares e pela qualidade poética e visual de suas obras: Luiz Terragno, Camillo Vedani, João Firpo, Ermanno Stradelli, Nicola Parente, Guido Boggiani, Vincenzo Pastore, Virgilio Calegari e Luís Musso. Seus trabalhos contribuíram para a história da fotografia nacional e a criação de uma identidade visual do país.

Em registros das últimas décadas do século XIX, os viajantes Guido Boggiani e Ermanno Stradelli documentaram o Brasil indígena. O primeiro conviveu intensamente com os povos Chamacoco e Kadiwéu da região fronteiriça com o Paraguai, deixando retratos únicos de homens e mulheres, com atenção especial a pinturas faciais e corporais da população.

Fotografias expostas

Stradelli, por sua vez, completou 13 expedições na brasileira, eternizando em pixels a floresta, os rios, as aldeias indígenas e os habitantes. Seu aporte mais relevante, no campo da fotografia, é a documentação da expedição conhecida como Pacificação dos Crichanás (1884), capitaneada pelo cientista João Barbosa Rodrigues. O fotógrafo atuou nesse caso como o repórter ante-litteram de uma missão de primeiro contato entre representantes do poder público e indígenas isolados.

“É um prazer, para mim, poder inaugurar em Brasília a exposição Fotógrafos Italianos – no florescer da fotografia brasileira, criada e apresentada em 2022 pelo Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro, com a contribuição da embaixada da Itália, por ocasião das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil”, discursou o embaixador da Itália em Brasília, Francesco Azzarello.

Em meio ao enunciado, o diplomata destacou que a mostra é, em primeiro lugar, uma homenagem da Itália e de seus cidadãos ao Brasil, “à sua terra maravilhosa, sua história e aos seus povos”.

Embaixador da Itália no Brasil, Francesco Azzarello, discursa para os convidados

A paixão da dupla de curadores pelo tema resultou numa aprofundada pesquisa que deu à luz dois projetos: além da exposição, o livro Italianos detrás da câmera, publicado em 2022 pela Editora Unesp.

Livros com as imagens dos fotógrafos italianos

A mostra já está aberta à visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 20h30. A entrada é gratuita, de classificação livre e com retirada de ingresso no site do BB Cultura.

Veja como foi o evento:

Suely Maestri confere as obras, algumas sobre a família imperial brasileira
Gerson Camarotti, Bertha Pellegrino e o ministro do TCU Antonio Anastasia
Obras expostas
Amneres Santiago, embaixador Francesco Azzarello, Antônio Aversa e Kátia Turra
Regis Godoi e Jane Godoi
Ivonice Campos e Irany Poubel
Erica Alves e Paloma Alves
Frederico Ciattaglia, Paola Bolognesi e Davide Torzilli
Fernando Lorenzo, Suely Maestri e Davide Castellani
Celestino Chupel, Fabrício Rodrigues e Werner Rech
Lívia Fernandes e Ricardo Lobato
Elizabeth Moretti e Celso Luiz Moretti
Locais que receberam os fotógrafos italianos
Fotografias registradas
Embaixatriz da Irlanda, Susan Hoy, com a embaixatriz da Suíça, Enrica Battistuta
Thiago Malva e Rafaela Amaral
Maria Vasconcelos, embaixador Francesco Azzarello, Francesco Moliterni, Lucila dos Anjos e Eloísa de Azevedo
Obras fotográficas
Fala do embaixador Francesco Azzarello
Convidados atentos ao discurso do embaixador
Embaixador Francesco Azzarello com os curadores Joaquim Marçal e Lívia Raponi
Francesco Azzarello
Francesco Azzarello faz discurso a respeito da exposição
Os curadores Joaquim Marçal e Lívia Raponi
Lívia Raponi dá uma palavra as convidados
Obras expostas
Nara Albernaz e o embaixador Francesco Azzarello
Simona Forcisi, Suely Maestri e Marianna Forcisi
Fernando Girão e Francesco Azzarello

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

source

Outras notícias

Saiba mais

Comentários

.