Dia Mundial Sem Tabaco nas estações do metrô de São Paulo

Em 31 de maio, as Sociedades Brasileira e Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SBPT e SPPT), em conjunto com a Associação Crônicos do Dia a Dia (CDD) e a Coordenação Estadual de Tabagismo da Secretaria de de São Paulo (Cratod), promoverão a campanha do Dia Mundial Sem Tabaco nas estações de metrô de São Paulo (SP).

A campanha acontecerá das 10h às 16h, nas estações Paraíso, São Joaquim e Ana Rosa do metrô paulistano. A concessão do espaço foi um convite do programa Metrô Social, desenvolvido pelas concessionárias Via Quatro e Via Mobilidade.

O objetivo é disseminar informações e dados científicos recentes que apontam os malefícios dos cigarros e dos cigarros eletrônicos para a saúde. Especialistas e estudantes estarão disponíveis para orientar os passageiros e disponibilizar materiais de campanha com foco na educação do público jovem.

Charge de @andredahmer divulgada na campanha da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT).
Cigarro eletrônico: cenário no Brasil

A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) revelou que, em 2019, 16,8% dos escolares de 13 a 17 anos já haviam experimentado o cigarro eletrônico, sendo que 13,6% tinham entre 13 e 15 anos de idade e 22,7% tinham 16 e 17 anos de idade. Os maiores índices de experimentação do cigarro eletrônico foram nas regiões Centro-Oeste (23,7%), Sul (21,0%) e Sudeste (18,4%). ¹

A importação, propaganda e venda de Dispositivos Eletrônicos Para Fumar (DEFs), que incluem cigarros eletrônicos e cigarros de tabaco aquecido, são proibidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), conforme disposto na Resolução n. 46, de 28/08/2009.

Em 06/07/2022, a Diretoria Colegiada da Anvisa aprovou, por unanimidade, o Relatório de Análise de Impacto Regulatório (AIR) sobre os DEFs. O AIR indica a necessidade de se manter a proibição e adotar…

source

Outras notícias

Saiba mais

Comentários

.