Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06)

No dia 5 de junho (segunda-feira), às 13h (BRT), a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) realizará um Encontro Virtual gratuito, via zoom, sobre a carga de câncer de pulmão de causa ocupacional e do mesotelioma.

O debate será conduzido pelo pneumologista Dr. Eduardo Algranti, coordenador da Comissão Científica de Doenças Respiratórias Ambientais e Ocupacionais da SBPT, com a convidada internacional Dra. Sara De Matteis, médica ocupacional e ambiental do National Heart & Lung Institute (NHLI). Haverá tradução simultânea em inglês/português.

Encontro Virtual SBPT – World Environment Day: the burden of occupational lung cancer and mesothelioma

Data: 05/06/2023 (segunda-feira).
Horário: 13h.
Clique aqui para se inscrever (em breve).

Sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente e o câncer de pulmão ocupacional

A campanha “World Environment Day” é proposta todos os anos pela United Nations Environment Programme (UNEP) desde 1973.

Em 2023, a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia chama a atenção para os agentes cancerígenos no ambiente de trabalho como importante problema de pública no Brasil.

O câncer de pulmão ocupacional é o mais frequente entre todos os tipos de cânceres ocupacionais, representando entre um quarto e um terço dos casos, seguido pelo câncer de pele e câncer em outros órgãos do sistema respiratório.

O projeto Global Burden of Disease estimou que, em 2019, os óbitos por câncer de pulmão atribuíveis à ocupação e à poluição atmosférica no Brasil foram de 13,3% e 9,8%, respectivamente. Comparativamente, o tabaco apresentou um risco atribuível de 61,4% dos óbitos por câncer de pulmão. Por sua vez, o mesotelioma teve uma fração atribuível à ocupação de 91,1%. ¹

É importante salientar que os compostos tóxicos presentes no cigarro podem interagir com os cancerígenos…

Leia Mais >

source

Outras notícias

Saiba mais

Comentários

.