Menu

Notícias

Detran-MA implantará novos equipamentos de fiscalização eletrônica

O Departamento de Trânsito do (Detran-MA), implementará um novo Centro de Controle Operacional voltado à gestão do trânsito estadual. No espaço, técnicos capacitados serão responsáveis por operar os novos equipamentos de fiscalização eletrônica e videomonitoramento de tráfego que, também, serão implantados em pontos estratégicos da malha rodoviária do estado. As iniciativas estão previstas para serem implantadas no primeiro semestre de 2023.

Ao todo, serão 89 pontos de monitoramento, 178 câmeras fixas e cerca de 30 câmeras PTZ (PAN, TILT e ZOOM). O novo Centro, que contará com o que existe de mais eficaz e moderno no âmbito da tecnologia para o trânsito, através de conceitos de sistemas inteligentes de tráfego e tecnologia de informação e comunicação, visa aumentar a segurança pública e viária no Maranhão, com foco na redução de acidentes.

Vale ressaltar que o Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA), também irá operacionalizar os equipamentos de monitoramento, visando a integração das câmeras já existentes com a nova tecnologia, resultando na ampliação do sistema de monitoramento de segurança do estado.

O projeto de fiscalização abrangerá o supervisionamento da velocidade empregada pelos veículos, bem como o monitoramento e fiscalização de excesso de peso por parte de veículos de carga, além do videomonitoramento, ao vivo, que será transmitido para agentes de trânsito localizados remotamente. 

Estatísticas

De acordo com dados do Observatório do Trânsito no Maranhão (OBTMA), os acidentes de trânsito no estado ocasionam cerca de 1.600 óbitos anualmente, deixando, no mesmo período, 21.000 pessoas inválidas. Estes dados, considerado ainda subdimensionados à realidade do estado, devido à subnotificação de eventos do tipo, são alarmantes, ainda mais tendo-se em consideração a tendência crescente da frota de veículos maranhenses.

Fonte: Ascom Detran-MA

source

Outras notícias

Saiba mais

Comentários