Das Pretas lança cartilha para orientar adultos na educação antirracista com as crianças; baixe aqui

Em parceria com a Nivea, o Instituto Das Pretas, por meio do projeto Escola de Elisas, lançou a cartilha de antirracista e letramento racial, na noite desta quarta-feira (24), em Vitória, (ES), com a presença de mães, avós, tias e responsáveis por crianças negras e não-negras, além de jornalistas, influenciadoras e educadoras negras. (Baixe aqui)

“A cartilha é para formar pessoas adultas. Ela não é a solução para os problemas, mas é uma ferramenta para auxiliar nesse processo. Para responsáveis e cuidadores que querem começar, mas não sabem por onde. Ou para pessoas que já estão no caminho e querem dar continuidade e conhecem alguém com alguma dificuldade e querem lhe indicar [a leitura]”, explicou Luana Loriano, diretora e Head de Educação do Das Pretas. 

Notícias Relacionadas


Criada em 2022,  a Escola de Elisas é um projeto que tem como objetivo o letramento racial e de futuros de meninas negras de 8 a 12 anos por meio da literatura, e agora também propõe a cartilha como uma importante ferramenta neste processo. 

Equipe do Instituto Das Pretas no lançamento da cartilha antirracista – sentadas na frente, estão Luana Loriano e Priscila Gama (Foto: Divulgação/Das Pretas)

“Eu gosto da proposta da cartilha como uma ferramenta facilitadora. Ela não tem a pretensão de resolver todos os nossos problemas sobre letramento antirracista, mas chama as pessoas para participarem. Lembrando que a gente tem o compromisso de letrar o outro, como a gente tem o compromisso de letrar nesse espaço plural e colaborativo. É um chamado para reconhecermos as nossas humanidades, falar de negritude, mas também puxar a orelha e falar de branquitude”, explica a CEO do Instituto das Pretas, Priscila Gama.

Pela garantia da promoção de uma educação antirracista para crianças, a Nivea se comprometeu a investir com 100% dos lucros das vendas da edição especial do Nivea Creme #OToqueQueTransforma para a Escola de Elisas. Os cremes de lata, já se encontram disponíveis para venda em todo o país, com quatro versões de ilustrações e mensagens, como “Você é importante”, “Estamos juntos nessa”, “Eu te amo” e “Conte sempre comigo”.

“É um material muito rico e necessário para conversarmos com as nossas crianças. Fiquei muito honrada em assinar o posfácio desse material”, disse Edinalva Souza, analista de Finanças da Nivea e integrante do Grupo de Afinidade Abrace Nossa Cor, um coletivo interno com colaboradores de diversas áreas. “Quando a empresa se envolve, investe e realmente faz, a gente consegue ver a diferença no dia-a-dia, nas pessoas. É um cuidado além da pele”. 

Parte da equipe do Das Pretas e Nivea, jornalistas e influenciadoras reunidas no lançamento (Foto: Divulgação/Das Pretas)

Para a líder da Agenda de Propósito da Nivea, Ligia Annunziato, todas essas ações fortalecem as crianças para um futuro melhor. “A gente parte das crianças e amplia agora para mães e cuidadoras. Então a gente leva letramento [racial], leva conhecimento, para que tenha mais respeito, que as crianças cresçam com autoestima”, diz. 

Baixe aqui a cartilha em PDF!

Notícias Recentes




Comments


source

Outras notícias

Saiba mais

Comentários

.