Menu

Entretenimento

Curso de Degustação de Vinhos e Azeites é atração na vindima da Vinícola Aurora

A vindima já começou na Serra Gaúcha e os atrativos turísticos especiais da temporada

Experiência será oferecida nos dias 14 e 21 de janeiro e 11 de fevereiro, na unidade matriz da empresa, em Bento Gonçalves. Workshop será ministrado pelos sommeliers Maria Beatriz Dal Pont e Alexander Machado Martins, que ensinarão sobre os produtos e as técnicas para prová-los e harmonizá-los

Na unidade matriz da Vinícola Aurora, além do tour guiado e das tradicionais degustações de vinhos e espumantes que ocorrem durante todo o ano, a empresa gaúcha promoverá o curso de Degustação de Vinhos e Azeites harmonizados com pães e pastas. As edições limitadas ocorrem neste sábado (14) e nos dias 21 de janeiro e 11 de fevereiro, sempre às 9h, junto à sede da cooperativa, em Bento Gonçalves (RS). As inscrições devem ser feitas pelo site Wine Locals, e o valor por pessoa é R$ 100.

Degustação de Pequenas Partilhas (foto: Crédito Eduardo Benini)

Ministrado pela sommelière de azeites Maria Beatriz Dal Pont e pelo sommelier de vinhos da Aurora Alexander Machado Martins, o workshop tem duração de cerca de três horas. Durante a experiência, os participantes farão uma visita guiada pela vinícola, incluindo explanação sobre o processo de elaboração de vinhos, e aprenderão sobre o azeite de oliva extra virgem, seus atributos e os mitos que o envolve, como acidez, primeira prensagem e prensagem a frio, bem como desenvolverão a técnica de degustação. Também irão praticar a harmonização, apreciando o azeite chileno e os quatro vinhos da linha Aurora Pequenas Partilhas, além de provarem o espumante Aurora Procedências Chardonnay.

A atração turística teve a primeira edição em 2017, mesmo ano em que o azeite chileno Pequenas Partilhas Notáveis da América foi lançado. Em 2020, a Aurora também colocou no mercado o espanhol Pequenas Partilhas Notáveis Ibérico. Os azeites de oliva extra virgem foram incorporados à linha Aurora Pequenas Partilhas, que, desde 2015, oferece aos consumidores quatro vinhos das variedades emblemáticas de países da América do Sul (Brasil – Cabernet Franc; Uruguai – Tannat; Chile – Carmenère; e Argentina – Malbec).

“O público tem a oportunidade de conhecer mais sobre o processo de fabricação dos azeites, como se degusta e se harmoniza. É um curso muito interessante, pois estamos divulgando a do azeite e desmitificando algumas questões. Vamos dar um panorama rápido, mas com informações consistentes e técnicas. É muito bacana, pois as pessoas podem conjugar conhecimento e degustação sobre esses dois produtos maravilhosos, que estão conosco desde os primórdios da humanidade. O azeite e o vinho são dois elementos civilizatórios muito importantes não só no Brasil, mas no mundo inteiro”, explica a sommelière.

Referência nacional no segmento de olivicultura, Maria Beatriz Dal Pont é degustadora e sommelière de azeites pela italiana International Olive Oil Agency (IRVEA), sendo a primeira sommelière de azeites do Rio Grande do Sul.

Degustação de Pequenas Partilhas (foto: Crédito Eduardo Benini)

Turismo em todas as unidades da Aurora

Além do curso de Degustação de Vinhos e Azeites, outros atrativos turísticos são oferecidos pela Vinícola Aurora, durante todo o ano, nas unidades de Bento Gonçalves, Vale dos Vinhedos e Pinto Bandeira, na Serra Gaúcha.

Cada local apresenta suas particularidades. Na matriz o turista encontra a história e toda a trajetória das 1,1 mil famílias cooperadas, além das linhas de produtos elaborados pela vinícola. No Vale dos Vinhedos são oferecidas experiências especiais, em um espaço mais intimista e com atendimento personalizado. Já em Pinto Bandeira o visitante pode conhecer onde tudo começa, o vinhedo. As opções vão desde o tradicional tour, passando por degustações temáticas à caminhada e piquenique em meio aos parreirais.

As atrações podem ser conferidas no site da empresa, em Enoturismo: www.vinicolaaurora.com.br. O agendamento prévio é obrigatório.

Em 2022, a Aurora recebeu 241,8 mil visitantes, 26,6% a mais em comparação ao ano anterior. A vinícola foi pioneira em enoturismo no Brasil, criando a primeira experiência turística em 1967.


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências 

source

Outras notícias

Saiba mais

Comentários