Corpo de Bombeiros deflagra operação para garantir Carnaval com tranquilidade no MA

Corpo de Bombeiros vistoria montagem dos camarotes do circuito Litorânea para o Carnaval do 2024 (Foto: Divulgação)

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão começa a orientar a população sobre cuidados que se devem ter durante o Carnaval. A partir desta sexta-feira (9), o CBMMA irá intensificar as ações preventivas em todo o Estado.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Célio Roberto, listou alguns cuidados essenciais que podem ser tomados pela população durante o período de Carnaval, já que nessa época os índices de ocorrências tendem a aumentar.

Com o objetivo de evitar acidentes e promover um ambiente seguro para todos, o Corpo de Bombeiros lista uma série de cuidados essenciais que podem ser adotados durante a folia. Eis a entrevista concedida ao JP pelo coronel Célio Roberto:

Jornal Pequeno – Como está sendo viabilizado o esquema de planejamento do Corpo de Bombeiros para este Carnaval no Maranhão?

Coronel Célio Roberto – A expectativa é que tenhamos o maior Carnaval já visto no Maranhão. O investimento do Governo do Estado movimenta diversos segmentos, por isso seguimos um planejamento integrado, com a participação de todo o sistema de segurança pública. O objetivo é proporcionar um carnaval seguro a todos. Receberemos uma grande quantidade de turistas que darão fluxo nos circuitos Litorânea e Beira Mar, para garantir que tudo transcorra com tranquilidade. Contaremos com emprego extra de efetivo. Além das equipes de serviço 24 horas, o reforço de militares de todas as Unidades será mobilizado estrategicamente para os locais com concentração de público.

JP – Especificamente em relação aos circuitos da Avenida Litorânea e da Avenida Beira-Mar, como está sendo e como será a atuação dos bombeiros?

Coronel Célio Roberto – O trabalho dos bombeiros nos circuitos Beira Mar e Litorânea começa bem antes da folia. Equipes da Diretoria de Atividades Técnicas promovem vistorias nas estruturas e nas instalações dos palcos. Tudo é analisado cuidadosamente para que a segurança seja garantida. Também teremos equipes operacionais distribuídas em todo o percurso. Trabalharemos em pontos fixos e móveis, com emprego de viaturas e equipes especializadas fornecendo orientação aos foliões e prestando socorro em caso de necessidade. Teremos também o emprego de drones. Esses equipamentos ajudarão nossos militares no monitoramento da segurança e servirão também para identificar o mais rapidamente possível qualquer pedido de socorro.

JP – Quais são as principais dicas e recomendações para que o folião possa aproveitar bem o carnaval com tranquilidade e segurança?

Coronel Célio Roberto – As principais dicas são estas:

1. Hidratação: Mantenha-se hidratado, especialmente se estiver sob o sol e dançando por longos períodos.

2. Identificação: Leve consigo alguma forma de identificação, como uma carteira de identidade ou um cartão com seu nome e informações de contato.

3. Evite multidões excessivas: Se você se sentir desconfortável em uma multidão muito grande, considere mudar para uma área menos lotada.

4. Atenção às Saídas de emergência: Sobretudo em locais fechados, analise a rota de fuga mais fácil para utilizala em caso de uma emergência.

5. Cuidado com bebidas alcoólicas: Se optar por consumir bebidas alcoólicas, faça-o com moderação e saiba seus limites. Nunca dirija sob a influência do álcool.

6. Proteção solar: Use protetor solar para proteger sua pele dos raios UV, especialmente se estiver ao ar livre durante o dia.

7. Bolsa ou mochila segura: Mantenha seus pertences pessoais em locais seguros e esteja atento a possíveis furtos.

8. Companhia: Se estiver em um evento noturno, é sempre bom ir acompanhado e ficar de olho um no outro.

JP – Qual a importância das promoções na carreira de integrantes do Corpo de Bombeiros realizadas nesta semana?

Coronel Célio Roberto – A promoção na carreira militar é um momento de grande importância, isso porque é algo que materializa o reconhecimento do esforço que o militar emprega no seu dia a dia de trabalho. O governador Carlos Brandão tem se dedicado bastante para garantir esse reconhecimento. Durante a sua gestão já contabilizamos mais de trezentas promoções somente no Corpo de Bombeiros. Isso demonstra o quão temos um sistema fortalecido, sobretudo por meio da valorização de nossas peças principais na segurança pública, os nossos militares.

source

Outras notícias

Saiba mais

Comentários

.