Conheça o professor que está entre os melhores do Brasil

Conheça o professor que está entre os melhores do Brasil

Professor no Centro de Ensino Deputado Júlio Pires Monteles, em Anapurus, e no Colégio Marcelino Montes, no município de Mata Roma, Rubens Lopes Netto, de 40 anos, está entre os 10 melhores professores de Matemática do Brasil. O profissional maranhense é medalhista de ouro na 1ª Olimpíada de Professores de Matemática de Ensino Médio (OPMbr).

Rubens participou da competição nacional concorrendo com mais 599 professores de todo o Brasil. O profissional foi um dos 10 a conquistar a medalha de ouro em resultado divulgado nessa quarta-feira (27).

Como parte da premiação na OPMbr, o maranhense vai conhecer o Centro de Educação para Professores da Unesco (TEC Unesco), na Universidade Normal da , em Xangai, cidade que lidera rankings mundiais de ensino da matéria. Rubens falou ao portal Difusora News sobre a conquista e, também sobre rotina de estudos, desafios e expectativas. Confira:

DIFUSORA NEWS – Qual o sentimento após a conquista da medalha de ouro em olimpíada de matemática?

RUBENS NETO – “Uma felicidade imensa, a verdadeira realização de um sonho! Sempre sonhei em poder participar de uma competição como essa, e me realizava por meio dos bons resultados dos meus alunos na OBMEP, mas poder estar vivenciando tudo isso não mais como expectador, mas como participante, é uma sensação indescritível.”

DIFUSORA NEWS – Como você se sente sendo um dos 10 melhores professores de matemática do Brasil?

RUBENS NETO – “Me sinto muito honrado e agradecido pelo reconhecimento, afinal a nossa missão é árdua e extremamente importante para o desenvolvimento do país, afinal, o que gera desenvolvimento pro país são Educação, Ciência e Tecnologia, e a Matemática é fundamental e imprescindível nesse processo. Estar entre os 10 melhores mostra que nossa trabalho não tem sido em vão.”

DIFUSORA NEWS – Como é a sua rotina de trabalho? E de estudos?

RUBENS NETO – “Tenho uma carga horária de 60h, semanais, pois trabalho como professor do Ensino Médio, pelo Estado, em uma jornada de 40h semanais e como professor do Ensino Fundamental II, pelo município de Mata Roma. Costumo estudar as aulas que irei ministrar ao longo da semana durante os períodos de hora-atividade, buscando formas de despertar a atenção dos estudantes para as aprendizagens que deverão ser desenvolvidas, sempre buscando inserir os conteúdos abordados no contexto deles e sempre desafiando-os com questões de olimpíadas e de vestibulares, pra que eles já comecem a se familiarizar com as avaliações decisivas que irá enfrentar e serão determinantes em relação ao seu futuro.”

DIFUSORA NEWS – Quais as expectativas para a viagem que ganhou como parte do prêmio?

RUBENS NETO – “A expectativa é de poder entender o que é feito de diferente no sistema educacional de lá que faz com que eles tenham uma Educação de excelência, e que pode ser aplicado em nosso sistema educacional, auxiliando na melhoria da Educação que promovemos em nossas escolas e, consequentemente, elevar os índices da Educação de nosso país.”

DIFUSORA NEWS – Você leciona matemática na rede pública. Qual o maior desafio enfrentado no dia-a-dia da profissão?

RUBENS NETO – “O maior desafio é a falta de estrutura de nossas escolas. Observei as escolas em que meus amigos finalistas da OPMbr trabalham e me perguntei como eu consegui um lugar entre eles, visto que trabalho em uma escola que não tem uma estrutura adequada para desempenhar um bom trabalho. Enfim, isso só me fez ter a certeza que podemos ir contra as condições desfavoráveis e fazermos a diferença, desde que realmente estejamos dispostos a dar o melhor de nós. Se ficarmos apenas reclamando do que não temos e não tentarmos fazer o melhor com o que temos, nunca alcançaremos bons resultados.”

DIFUSORA NEWS – Um recado para as crianças, adolescentes e jovens que, assim como você, são apaixonado pela matemática.

RUBENS NETO – “Que se dediquem cada vez mais, pois o mundo já acordou para a importância da Matemática e diversas oportunidades estão surgindo pra quem tem uma boa formação matemática. A Matemática já tem transformado a vida de muitos estudantes e ainda fará muito mais.”

source

Outras notícias

Saiba mais

Comentários

.