Conheça 5 frutas diuréticas que ajudam a acabar com a retenção de líquidos

A retenção de líquidos, um desconforto que afeta predominantemente as mulheres, é um distúrbio comum caracterizado pelo acúmulo excessivo de líquidos nos tecidos do corpo. Essa condição pode se manifestar em várias regiões, incluindo pernas, tornozelos, mãos e abdômen, e é especialmente notável durante o verão, causando inchaço e mal-estar.

Diversos fatores contribuem para o surgimento da retenção de líquidos, incluindo oscilações hormonais associadas ao ciclo menstrual, gravidez ou menopausa em mulheres. Além disso, a ingestão excessiva de alimentos industrializados ricos em açúcares e sódio, a baixa ingestão hídrica, o consumo de bebidas alcoólicas e a exposição ao calor intenso também desempenham um papel significativo.

Certos medicamentos, como corticosteroides, antidepressivos e alguns medicamentos para pressão arterial, podem ter a retenção de líquidos como efeito colateral. Para reduzir os riscos desse desconforto ou tratá-lo, é essencial seguir uma dieta equilibrada, com redução da ingestão de sal e alimentos industrializados, além de manter uma boa hidratação.

Existem cinco frutas conhecidas por suas propriedades diuréticas, auxiliando na ingestão de água e facilitando o trabalho dos rins. Essas frutas não apenas promovem a produção de urina, mas também contribuem para a eliminação de sódio, auxiliando na redução do inchaço.

Conhecida como uma das frutas mais hidratantes, a melancia é constituída por 90% de água, com alta concentração de líquidos e minerais com ação diurética. Os antioxidantes presentes na fruta ainda influenciam positivamente a função renal.

A Pera tem baixo teor de sódio associado ao alto teor de potássio que ajuda a manter o equilíbrio da água dentro e fora da célula. Além disso, a fruta é rica em arbutina, substância encontrada na casca da fruta.

Essas frutas são ricas em antioxidantes e são utilizadas, por exemplo, para prevenir infecção urinária e outros distúrbios da bexiga. Assim como a Pêra, possui alto teor de potássio e água, o que ajuda na hidratação do corpo.

Além da grande concentração de água que ajuda na hidratação, a fruta também é rica em potássio que ajuda a manter o equilíbrio da água no corpo, fazendo o alimento ser um excelente diurético e ajudar a manter uma boa função dos rins. O abacaxi também auxilia a eliminar as toxinas graças às suas enzimas digestivas, como a bromelina, que também ajuda no funcionamento do fígado.

Além de ter baixas calorias, o melão possui bioflavonóides, que são antioxidantes e anti-inflamatórios e pode ser consumido em boas quantidades, ofertando, principalmente, a água ao organismo.

Sintomas da retenção de líquidos

  • Inchaço: geralmente ocorre nas extremidades, pés, tornozelos e pernas. Também em outras áreas, como mãos, abdômen e rosto. Você pode sentir que suas pernas estão mais pesadas do que o normal e também alguma tensão na parte afetada do corpo.
  • Peso: Em um curto período e sem mudanças na alimentação ou no estilo de vida, uma mudança repentina de peso pode estar relacionada à retenção de líquidos.
  • Pele esticada: A pele pode parecer esticada, brilhante ou se você pressionar áreas (assim como nos tornozelos ou coxas) com o polegar, o retorno da cor do sangue é retardado mais do que o normal (permanece mais branco por mais tempo).

source

Outras notícias

Saiba mais

Comentários

.