Menu

Saúde & Bem-Estar

Como manter os exercícios físicos em dia neste ano?

exercícios físicos
(Foto: Freepik)

Seja pela correria do dia a dia ou até mesmo por desinteresse, praticar exercícios físicos nem sempre é uma tarefa fácil. Muitas pessoas começam a treinar e, em seguida, abandonam os exercícios. Mas, para este ano que se inicia, os especialistas reforçam a importância de sempre se exercitar, especialmente pelos benefícios à saúde. 

Leia também – Exercícios na praia requerem cuidado

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 47% dos brasileiros não praticam exercícios regularmente. O grande obstáculo é começar e parar no meio do caminho, mesmo sabendo que esse tipo de atividade traz diversos benefícios. Para a coordenadora do curso de Educação Física da Universidade Cruzeiro do Sul, Profa. Ma. Thelma Hoehne Peres Polato, o fundamental para a constância nos exercícios é manter disciplina. 

“Começar não é fácil, contudo, os benefícios substanciais dependem de cronicidade no treino. Portanto, pense que ser constante é imprescindível para conquistar ótimos resultados, tanto para a quanto mental”, reflete. 

E não há tipos de exercícios mais indicados para quem vai começar ou retomar a rotina. Segundo o Prof. Dr. Raphael Afonso de Matos, professor do curso de Educação Física da mesma Instituição, essa é uma questão individual. “Mesmo em iniciantes, possuímos um grupo extremamente heterogêneo. Alguns são jovens, outros não, alguns são hipertensos ou possuem problemas articulares, outros não. Eis a importância do educador físico na prescrição assertiva do treino”, comenta. 

No caso das pessoas que estão há muito tempo sem se exercitar, Matos explica que é necessária uma análise prévia com o profissional responsável, além disso, o mais importante é respeitar os próprios limites físicos. “Não tente tirar um ano de atraso em um mês. Problemas articulares e lesões musculares são os mais comuns em indivíduos que exageram no início do protocolo de treino”, afirma. 

Thelma ressalta que para os iniciantes não é necessário realizar as atividades em lugares específicos. Tudo depende do que tem disponível e da condição do indivíduo, já que o treinamento pode ser feito em qualquer lugar e de diferentes formas. 

Por fim, Matos finaliza dizendo que: “Não existe idade ideal para começar a realizar atividades físicas, pois os exercícios são benéficos em qualquer idade e vale ressaltar que, antes de tudo, você deve procurar por um profissional de educação física para um resultado mais otimizado”. 

Abaixo, seguem as principais recomendações para manter em dia a rotina dos treinos: 

  • Procure por um profissional capacitado de sua confiança; 
  • Respeite o seu corpo; 
  • Escolha uma atividade que seja do seu interesse; 
  • Não tenha pressa, os resultados virão com a constância e a intensidade adequada dos treinos; 
  • Vença a indisposição. 

*Informações Assessoria de Imprensa

Acompanhe as notícias de Saúde & Bem Estar clicando aqui

source

Outras notícias

Saiba mais

Comentários