Menu

Notícias

Como está sua saúde financeira? Plataforma faz o diagnóstico para você

Uma plataforma completa de educação financeira está ao alcance de todos. O site Meu Bolso em Dia, uma parceria do Banco Central e Febraban, oferece jornadas personalizadas de formação com direito a certificado, e faz uso de inteligência artificial para dar recomendações sob medida a cada perfil ou necessidade financeira.

“Ninguém nunca ensina isso para a gente, a gente aprende vivendo e errando”, resumiu uma usuária do Meu Bolso em Dia, de 60 anos de idade.

No ar desde novembro de 2021, a plataforma já conta com mais de 33 mil usuários ativos. Além de cursos online, projeto oferece ferramentas como planilhas simplificadas, além de incentivos como vouchers de compra.

O diferencial da plataforma é o uso de gamificação, o que torna as trilhas de conhecimento e aprendizagem mais divertidas. Além disso, oferece como incentivo aos usuários alguns prêmios, como facilidades para renegociação de dívidas ou vouchers para compra em lojas parceiras. Quanto mais você aprende, mais pontos ganha para trocar pelos incentivos, oferecidos em parceria com bancos.

“O Banco Central está estimulando as instituições financeiras a assumir maior responsabilidade de educar financeiramente a população. O desenvolvimento dessa plataforma é uma contribuição do setor financeiro à sociedade, com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da cidadania financeira no país”, disse Fábio de Almeida Lopes Araújo, analista do Departamento de Promoção da Cidadania Financeira do BC.

O conteúdo e as trilhas de aprendizado foram criados por educadores e especialistas em finanças pessoais e comportamento do consumidor e receberam contribuições de membros da Comissão de Cidadania Financeira da Febraban e a consultoria de especialistas do BC. Com os recursos da plataforma, o usuário traça uma jornada no das finanças, de modo a poder aplicar os conhecimentos na sua própria rotina.

Metas alcançadas

Desde o lançamento, em novembro de 2021, a plataforma teve mais de 668 mil acessos e cerca de 118 mil inscritos, sendo que mais de 33 mil acessam a plataforma com frequência. Foram realizados mais de 46 mil cursos de educação financeira com os usuários obtendo um aproveitamento alto, de 92%.

Em março de 2023, a Febraban organizou um mutirão de renegociação de dívidas, onde o consumidor podia utilizar as planilhas gratuitas do Meu Bolso em Dia para descobrir o valor com que contava para pagar suas dívidas. A plataforma oferece algumas tabelas já prontas, com as fórmulas de cálculos feitas, onde o cidadão pode traçar um panorama completo de suas finanças.

Índice de Saúde Financeira

A plataforma é toda personalizada, e o seu primeiro passo é o diagnóstico de saúde financeira, usando uma ferramenta inovadora, o Índice de Saúde Financeira do Brasileiro (I-SFB), totalmente desenvolvido para o contexto brasileiro. É o resultado de um ano de trabalho colaborativo de mais de 70 especialistas da Febraban, do Banco Central e de membros do sistema financeiro nacional e das universidades.

A ferramenta é simples, confiável e disponível para todos, incluindo os superendividados. O I-SFB faz um raio x da saúde e bem-estar financeiros do usuário. É medido em uma escala de 0 a 100, sendo que a média do brasileiro é 56. O índice traz informações sobre como a pessoa se relaciona com as finanças, levando em conta sua habilidade, comportamento, segurança, liberdade e seu contexto financeiro, além de apontar o que precisa ser melhorado.

Ter um bom índice significa:

  • ser capaz de cumprir suas obrigações financeiras;
  • ser capaz de tomar boas decisões financeiras;
  • sentir-se seguro quanto ao presente e futuro financeiro;
  • ter liberdade para fazer escolhas que permitam a você aproveitar a sua vida.

Conheça os perfis financeiros e veja em qual você se enquadra:

  • Pressionado – É controlado pelas finanças e vive sob estresse, a ponto de mal conseguir respirar.
  • Malabarista – Tem uma vida financeira instável, com momentos de desequilíbrio. Por isso, sente-se inseguro no presente e quanto ao futuro.
  • Equilibrado – Vive uma vida financeira equilibrada, mas sem margem de erro. Por isso, sente-se inseguro na manutenção do seu padrão de vida e quanto ao futuro.
  • Organizado – Tem uma vida financeira confortável, já sobra algum dinheiro, mas sem rede de segurança.
  • Poupador – Domina sua vida financeira, consegue aproveitar o presente e planejar o futuro.
  • Visionário – Focado no desenvolvimento financeiro, para chegar mais longe.

Para conferir o resultado, acesse plataforma.meubolsoemdia.com.br

source

Outras notícias

Saiba mais

Comentários

.