Começaram as inscrições para Olimpíada Nacional de Eficiência Energética

Estão abertas as inscrições de professores e estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental, de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, para a 2ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE 2022).

A Olimpíada é uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), com a coordenação do Instituto da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee).

A realização é por conta das concessionárias de energia que operam em 22 estados e no Distrito Federal, com objetivo de levar informações sobre o uso consciente da energia elétrica, por meio de desafios e provas.

No , a ONEE 2022 é realizada pela Equatorial Maranhão, a fim de incentivar o acesso à educação, bem como estimular a responsabilidade socioambiental no estado para um futuro mais sustentável.

Essa iniciativa está alinhada com as ações da Equatorial Maranhão ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), no qual a Equatorial é signatária, visando promover a Educação de Qualidade, até 2030.

Para Emílio Filho, Analista de Projetos do Programa de Eficiência Energética da Equatorial Maranhão, o apoio da Equatorial Maranhão à Olimpíada é uma importante ferramenta de fomento ao conhecimento e incentivo às práticas de consumo sustentável.

“A energia elétrica é um elemento indispensável na vida, quando usada de forma responsável é possível aproveitar todos os benefícios de maneira fácil e econômica”, disse Emílio Filho.

Segundo ele, por isso que é tão importante para a Equatorial Maranhão incentivar que o recurso seja utilizado de forma consciente, principalmente pelos mais novos, que representam o futuro da nossa sociedade.

“A ONEE está inserida nas nossas ações de eficiência energética e é muito significativo o interesse de professores e estudantes em um assunto tão crescente e essencial no dia a dia.”, pontuou.

Inscrições gratuitas

Os interessados poderão confirmar sua participação na disputa até dia 21 de outubro, acessando aqui, na opção “inscreva-se”, na parte superior da página. Outro canal gratuito disponível para informações é o telefone 0800 606 913.

Cursos gratuitos

O curso direcionado aos estudantes que participarem da ONEE 2022 será composto por três módulos, que contemplarão assuntos como: Introdução à energia e suas transformações; fontes e matrizes energéticas; produção/geração de energia e consumo consciente; e ações de eficiência energética e combate ao desperdício.

Os participantes com melhor desempenho receberão certificados e serão premiados com notebooks, bolsas de estudo, medalhas e menções honrosas. Os vencedores de cada categoria participarão de uma solenidade de encerramento na sede da ANEEL, em Brasília.

Games e conhecimento

Professores e estudantes passarão por uma capacitação prévia à realização dos desafios e provas.

A disputa inclui as etapas de formação de professores através da plataforma digital, multiplicação de conhecimentos entre os estudantes e a realização das provas que permitirão a aferição do aprendizado.

Todas acontecerão de forma monitorada e com a possibilidade de utilização de conteúdo online e off-line, incluindo a realização de provas em braile, denotando o caráter inclusivo do certame.

As etapas incluirão também a realização de “Blitz da Eficiência”, ações em datas pré-definidas, com a participação dos entes organizadores, educadores e alunos, com o objetivo de divulgar a Olimpíada.

No projeto piloto da ONEE, realizado em 2021, foram recebidas mais de 40 mil inscrições, de estudantes de 120 municípios. Para a edição deste ano, a expectativa é de que este número se multiplique, com mais de 180 mil inscritos de ao menos 500 municípios.

Fonte: oimparcial.com.br

Outras notícias

Saiba mais

Comentários

.