Celebrações em São Luís marcam festa para Santo Antônio

Os primeiros dias do mês de junho são marcados, na tradição religiosa, pelas homenagens ao primeiro dos quatro santos festejados na capital maranhense durante o período junino. Santo Antônio, um dos santos mais conhecidos do catolicismo, será reverenciado até o dia 13, dia dele, e quando acontece o ponto alto da festa as igrejas dedicadas a ele.

No Centro de São Luís, o tradicional festejo da Igreja de Santo Antônio (praça Antônio Lobo), ocorre com celebrações de missas, trezenas e atrações culturais no Largo da igreja após a missa. A programação é diária e inicia, às 6h30, com missa; 18h, Terço; 18h30, Adoração; 19h, Missa com Trezena; 20h30, Largo Cultural.

Neste dia 6 (terça-feira), o Largo Cultural terá as apresentações do Tambor de Crioula Maracrioula e do Boi Novilho Branco. No dia 7, tem os bois Upaon Açu e Boi de Ribamar. No dia 8, não haverá programação no Largo em função da programação da Arquidiocese para a celebração de Corpus Christi. Nesse dia, as celebrações ocorrerão às 7h30 e 11h.

O ponto alto do festejo é no dia 13 de junho, dia do Santo, com missa às 5h30, 7h30 e 9h; 10h30 (Adoração ao Santíssimo); missas às 12h, 15h, 16h; 17h30, Procissão; 18h30, Missa de encerramento; 20h30, Largo Cultural.

Tema da festa deste ano é Vida, Trabalho e Fraternidade

(Foto: Divulgação)

O tema da festa deste ano é Vida, Trabalho e Fraternidade. O chamamento da comunidade, feito pelos vigários Pe. Ayrton Frank e Pe. Clemilton Moraes, refere-se ao madato de Jesus “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14,16). “ Nosso mundo está faminto de fraternidade, de uma promotora de paz, faminto de humanidade, faminto de solidariedade que faz abrir as nossas mãos partilhando tudo o que temos e somos, faminto de Jesus Cristo, pão descido do céu e anunciado por Santo Antônio. Que o trezenário de Santo Antônio seja um momento oportuno de renovação da atividade da nossa fé, do esforço de nossa caridade e da perseverança de nossa esperança!”.

A tradicional festa de Santo Antônio é palco de manifestação da religiosidade e cultura maranhense. O festejo sempre aconteceu em uma das igrejas mais antigas de São Luís, construída em 1867 para completar a grandiosidade do Convento de Santo Antônio inaugurado em 1625, e incorporando a capela do Senhor Bom Jesus dos Navegantes, doada pelos franciscanos para a Irmandade do Bom Jesus dos Navegantes.

A praça já foi e continua sendo palco de grandes momentos da cultura popular maranhense, com apresentação de grupos de Bumba-Meu-Boi, quadrilhas, turmas de Tambor-de-Crioula e tantas outras atrações culturais.

Festa no Cohajap

Santo Antônio de Pádua também é celebrado na igreja  matriz de mesmo nome, na Rua 18, nº 10 – Cohajap. O tema deste ano é “Santo Antônio, vocacionado na Graça e Missão”, e trezena é realizada às 19h e a Santa Missa, às 19h30.

Após a missa, às 21h, há venda de lanches no Largo, com apresentações culturais. 

No dia 12 haverá a venda do famoso bolo de Santo Antônio. Diz a tradição popular que quem encontrar a medalha dentro do bolo vai casar, e quem já for casado, terá muitas bênçãos e graças no matrimônio.

Padroeiro de muitos

Quer conseguir um casamento? Promessa para o santo. Quer recuperar ou encontrar alguma coisa perdida? Promessa para o santo… Além de santo casamenteiro, ele é considerado ainda padroeiro dos amputados, dos animais, dos estéreis, dos barqueiros, dos idosos, das grávidas, dos pescadores, agricultores, viajantes e marinheiros; dos cavalos e burros; dos pobres e dos oprimidos. 

No dia 13 as igrejas também costumam distribuir pãezinhos, que em geral são guardados como forma de garantir fartura de comida durante o ano.

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

Envie sua denúnciavídeofoto ou sugestão:

Whatsapp da Redação: (98) 99144-5641

source

Outras notícias

Saiba mais

Comentários

.