Menu

Notícias

Campanha do Setembro Amarelo terá ações em escolas da rede estadual

As escolas da rede pública estadual contarão com ações da campanha Setembro Amarelo, que marca o mês de prevenção ao suicídio. O lançamento da campanha está marcado para esta quinta-feira (1º) com plantio de árvores, às 8h, na Avenida Litorânea.

A mobilização das ações da campanha junto ao corpo estudantil é uma iniciativa da Superintendência de Participação Social da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

O evento é destinado a professores, gestores, coordenadores, supervisores escolares, estudantes, pais/responsáveis, técnicos, assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e equipe administrativa e operacional que atuam nas escolas da rede pública de educação estadual.

A ação conta com a parceria do Fórum Estadual de Prevenção ao Suicídio; da Secretaria de Estado da Saúde (SES); Secretaria Municipal da Saúde; e do Instituto Península.

A programação do evento representa uma das ações do Projeto Emaranhando Vidas, que tem como objetivo promover ações e atividades de caráter formativo, educativo-informativo, para a comunidade escolar, visando a promoção da saúde emocional na escola, a quebra de tabus, estigmas e preconceitos associados aos problemas de saúde mental.

O Setembro Amarelo inclui palestras com o tema “Cuide-se Bem: compreendendo emocionalmente sua família”; rodas de conversa em escolas; oficinas sobre o tema, para capacitar professores, gestores e coordenadores pedagógicos; além de um seminário de encerramento, por meio de plataforma no YouTube, em parceria com o Instituto Península.

As atividades acontecerão nos seguintes espaços escolares: Centro de Ensino Lara Ribas (05/09), às 9h; CE Joaquim Gomes de Sousa (06/09), às 14h; Centro Educa Mais Margarida Pires Leal (12/09), às 9h; Ribeiro do Amaral (12/09), às 15h30; Profº. José Nascimento de Moraes (13/09), às 9h; CE José França de Sousa (14/09), às 9h; CE Cidade de São Luís (15/09), às 14h.

A programação alcança outros espaços escolares, como os Centros de Ensino Barjonas Lobão (Jardim América); Santa Tereza; Mônica Vale; Humberto de Campos; São José de Ribamar; Bernardo Coelho de Almeida, João Evangelista Serra dos Santos; Fernando Perdigão; e São José Operário.

Além das escolas da rede pública estadual, as ações em parceria com a Seduc também se estenderão ao Teatro Arthur Azevedo (TAA).

Já nesta sexta-feira (2), o TAA receberá os alunos do Centro Educa Mais Desembargador Sarney, às 20h, que terão a oportunidade de apreciar uma apresentação de balé voltada para a temática da campanha.

O Setembro Amarelo contará com ações voltadas para a comunidade escolar ao longo de todo o mês.

Fonte: oimparcial.com.br

Saiba mais

Comentários