Campanha do GEAS visa conscientização e prevenção do câncer colorretal

(Foto: Freepik)

O Programa de Saúde Corporativa, administrado pela Gestão de Atenção à Saúde (GEAS) da Unimed Paraná, deu início à campanha de conscientização e prevenção do câncer colorretal, com foco nos beneficiários do Programa de Assistência ao Cooperado (PAC). O objetivo é reforçar a importância do acompanhamento médico e da realização de exames que possibilitem o diagnóstico precoce da doença, como a colonoscopia.

Leia também – Dicas para uma alimentação saudável o ano todo

Dados da Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) apontam que o câncer colorretal está entre os mais incidentes no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não melanoma, do câncer de próstata nos homens, e do nas mulheres. Outro agravante é a previsão do Instituto Nacional do Câncer (INCA) para esse ano: 45 mil casos novos devem ser diagnosticados no país.

Além disso, estima-se que, no Brasil, 80% dos casos são identificados em estágios mais avançados, e requerem intervenções mais agressivas.

PAC

Essa demora em realizar os exames preventivos acendeu um alerta para a equipe do GEAS. De acordo com a análise da carteira PAC, foi identificado que mais de 7,4 mil beneficiários com mais de 50 anos estão com o exame de colonoscopia pendente, sendo 51% dessa população médicos cooperados. Dessa maneira, a campanha visa o rastreamento ativo com abordagem dos beneficiários entre 50 e 75 anos sobre o câncer colorretal e os benefícios do exame, além da identificação de casos de alto risco.

Além da abordagem dos beneficiários, a equipe coletou depoimentos de pacientes e respectivos familiares que foram diagnosticados com câncer colorretal em diferentes etapas para ilustrar a importância da prevenção e o diagnóstico precoce.

Diagnóstico e fatores de risco

Para o acompanhamento e diagnóstico do câncer, o exame mais indicado é a colonoscopia. Em geral, o exame deve ser feito a cada 10 anos se os achados…

Leia Mais >

source

Outras notícias

Saiba mais

Comentários

.