Menu

Saúde & Bem-Estar

Aumento dos casos de diabete tipo 1 em crianças pode estar associado à pandemia

(Foto: wirestock/Freepik)

Ainda não há consenso na comunidade científica sobre a discussão, mas existem algumas evidências que podem explicar a relação entre diabete tipo 1 e a pandemia, explica endocrinologista

Durante a primeira onda da pandemia de , uma pesquisa norte-americana apontou que houve um aumento nos casos de diabete tipo 1 em crianças. O estudo foi publicado pela revista Jama Network Open e mostra que, em 2020, os casos de incidência da doença eram 1,14 maior do que os casos registrados em 2019. O estudo analisou mais de 37 mil crianças, entre zero e 18 anos e reuniu dados de 17 pesquisas diferentes que atestaram esse aumento.

Por ser uma pesquisa muito recente, com dados diversos, ainda não há consenso na comunidade científica sobre a discussão, mas existem algumas evidências que podem explicar essa relação. Caroline Passone, endocrinologista pediatra do Instituto da Criança e do Adolescente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), explica algumas possíveis causas para o aumento dos casos.

Possíveis relações

Segundo Caroline, existe a suspeita de que os aumentos possam ter relação direta com a contração de coronavírus. “Há a possibilidade que o vírus da covid-19 possa agir dentro da célula pancreática, chamada de célula Beta, ou se, por ser uma doença que provoca mais sintomas nos infectados, pode causar complicações nas células”, aponta a médica. Entretanto, existem pacientes assintomáticos, e não se sabe se eles também desenvolveram diabete, então não é possível afirmar se há diferença entre os sintomáticos e os indivíduos sem sintoma.

Entretanto, existem outras explicações não relacionadas diretamente com a infecção do vírus. Como discorre Caroline, a diabete tipo 1, como outras condições autoimunes, é uma doença que tem causas associadas ao estresse, que foi elevado durante os períodos de isolamento…

source

Outras notícias

Saiba mais

Comentários

.