Menu

Notícias

Artistas maranhenses são destaque na ArtRio

De 13 a 17 de setembro, a Marina da Glória, no Rio de Janeiro, será ocupada pela ArtRio, evento que reúne a produção de artistas nacionais e internacionais e cerca de 75 galerias e instituições de arte. O evento – um dos maiores do campo das artes na América do Sul – tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, que apresenta o Prêmio Foco, reconhecendo e valorizando artistas visuais com até 15 anos de carreira, e a série de debates Conversas ArtRio, com temas contemporâneos sobre artes, curadoria, colecionismo e mais.

Será apresentada a exposição Honório, exposição produzida pelo Centro Cultural Vale Maranhão, que apresenta o trabalho do mestre careteiro de Viana (MA). Serão expostas 3 caretas de cazumba, uma delas produzida exclusivamente para o evento.

Mestre Honório é conhecido e reconhecido no Maranhão por ser o precursor da produção de caretas altas de cazumba, com cerca de 2m de altura e que chamam atenção pela diversidade de cores e materiais utilizados na confecção. O artista maranhense confecciona caretas de cazumba há 48 anos.

Mestre Honório(Foto: Divulgação)

Ele se une à artista visual Silvana Mendes na roda de conversa Origens da – A produção maranhense, mediada por Gabriel Gutierrez. O bate-papo levará ao público da ArtRio um encontro entre a tradição da cultura popular maranhense, com a produção de Mestre Honório, e a cena contemporânea de artistas que tensionam estruturas convencionais da sociedade, com o portfólio de Silvana, que trabalha questões raciais, territoriais e políticas de afirmação.

“É do popular que se origina o que é sabido, conhecido e consumido enquanto cultura, e levar o trabalho de Honório e Silvana Mendes a um evento do porte da ArtRio é dar o merecido e necessário destaque à cultura popular maranhense no cenário nacional. Proporcionar essa visibilidade aos artistas maranhenses é um dos objetivos que impulsiona nosso trabalho à frente do CCVM”, afirma Gabriel Gutierrez, diretor do Centro Cultural Vale Maranhão.

Desde sua 1ª edição, em 2011, a proposta da ArtRio sempre foi ser uma grande plataforma, com um calendário anual, levando conhecimento e contato com a arte a diferentes públicos, tanto incentivando a visitação de museus, galerias e instituições, como também realizando ações em espaços diversos.

Além da excelência no conteúdo de arte e na discussão de temas atuais e relevantes do setor, esse ano, a ArtRio reforça seu compromisso com a conscientização e as atividades focadas em sustentabilidade, desde a montagem do evento e com uma série de ações voltadas para a redução de impacto.

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

source

Outras notícias

Saiba mais

Comentários

.