Arquidiocese de São Luís divulga programação do Corpus Christi 2024

Arquidiocese de São Luís divulga programação do Corpus Christi 2024

A Arquidiocese de São Luís do Maranhão divulgou nesta quarta-feira (3), o calendário com as atividades da Solenidade de Corpus Christi 2024. O evento católico terá sua identidade visual e detalhes da programação, divulgados nesta quinta-feira (4), às 10h, na Cúria Metropolitana.

De acordo com a Arquidiocese, este ano, a concepção da identidade visual do Corpus Christi tem inspiração no trecho do Evangelho “Eu vos chamo amigos” (Jo 15,15), tendo como mote o tema da Campanha da Fraternidade 2024, “Fraternidade e Amizade Social”. A Solenidade acontecerá no dia 30 de maio, no Estádio Municipal Nhozinho Santos, em São Luís.

Calendário
Apesar de acontecer em um dia – 30 de maio – a preparação para a Solenidade de Corpus Christi dura 54 dias, a contar da cerimônia de lançamento. Confira a programação de atividades:

28 de abril – Adesivaço, com Pit Stop de colagem de adesivos.
16 de maio – Espiritualidade com todos os 1200 voluntários das 7 equipes centrais e 62 grupos de trabalho.
21 de maio – 1º dia do Tríduo Eucarístico – oração em família.
22 de maio – 2º dia do Tríduo Eucarístico – oração nas comunidades eclesiais.
23 de maio – 3º dia de Tríduo Eucarístico – Adoração na Igreja Matriz das paróquias, com todas as famílias e comunidades.
30 de maio – Solenidade de Corpus Christi, com abertura dos portões 15h e Missa às 17h, no Estádio Municipal Nhozinho Santos, Vila Passos, São Luís.

No dia da Solenidade, a programação completa dura em torno de 7h de duração, começando com a abertura dos portões, às 15h, com apresentações e testemunhos antes da Missa campal, que acontece às 17h.

Após a Missa, dá-se início à procissão luminosa, que termina na Catedral de São Luís, com a Benção com o Santíssimo Sacramento. O percurso da procissão, neste ano, retorna com o termino na Catedral de São Luís, oque não aconteceu em 2023, devido a interdição da rampa do Palácio. Assim, o percurso será: saída do Nhozinho Santos, Venceslau Braz, Camboa, Avenida Beira-Mar, rampa do Palácio dos Leões até a Catedral de São Luís

Além da parte espiritual, os fiéis são convidados a contribuir com um gesto concreto, levando 1 kg de alimento ou mais, cuja a arrecadação será doada para paróquias que possuem comunidades em situação de vulnerabilidade social.

Feriado
Em 2024, a Solenidade ganha um reforço que deve aumentar a participação dos fiéis. Considerado dia de preceito pela Igreja Católica, até então, a data era feriado facultativo no estado, o que impedia, de certa forma, não somente os servidores públicos, mas, os trabalhadores do comércio de participarem. Porém, no dia 6 de março deste ano, o Tribunal de Justiça do estado do Maranhão (TJMA), considerou constitucional a lei nº 11.539, de 21 de setembro de 2021, que institui o dia de Corpus Christi como feriado cultural no estado do Maranhão. Com isso, a expectativa da organização é reunir cerca de 22 mil pessoas para a Missa campal, procissão luminosa e Benção com o Santíssimo Sacramento.

source

Outras notícias

Saiba mais

Comentários

.