Aparecida (GO) tem programação especial sobre autismo nesta semana

Goiânia – Para marcar a importância da Conscientização do Autismo, data celebrada em todo o mundo nesta terça-feira (2/4), o município de Aparecida de Goiânia, na região metropolitana da capital goiana, preparou uma programação especial para esta semana.

Nesta terça, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza o seminário “Valorize as capacidades e respeite os limites”. Na quinta (4/4), haverá a tradicional caminhada de conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA). E, na sexta (5/4), a prefeitura inaugura a Clínica Teia, a maior unidade pública de Goiás especializada no atendimento precoce de crianças com autismo.

O secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, destaca que a conscientização do autismo é fundamental para promover a assistência adequada, a inclusão social das pessoas com TEA e combater o preconceito e a discriminação.

“O TEA não tem cura, mas o diagnóstico precoce permite o desenvolvimento de práticas para estimular a independência e a funcionalidade das pessoas com autismo, o que repercutirá ao longo de toda a vida e também, consequentemente, na sociedade”.

Programação especial

Profissionais de Saúde da SMS, familiares e cuidadores de crianças e adolescentes com TEA podem participar do seminário “Valorize as capacidades e respeite os limites”. O evento ocorre até às 16h, na Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag), localizada no Residencial Village Garavelo. O seminário vai discutir os direitos das crianças com autismo, a importância do diagnóstico precoce e o cenário da educação inclusiva em Aparecida de Goiânia.

Na quinta (4/4), toda a população está convidada para a Caminhada de Conscientização do Autismo. Os participantes vão se encontrar às 9h, no Parque da Família, em frente ao Aparecida Shopping, e de lá vão percorrer parte da Avenida Independência.

A caminhada ocorre todos os anos e já é um evento tradicional da SMS, organizada pelo Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (Caps Alegria). No ponto de encontro, na Praça da Família, os participantes também poderão aproveitar os produtos de uma Feira de Solidária e realizar práticas integrativas e oficinas terapêuticas.

Na sexta (5/4), a mobilização será por conta da inauguração da Clínica Teia. A solenidade começará às 9h, na sede da unidade, localizada na Rua São Miguel, 1753, Jardim Nova Era. A Clínica Teia, fruto de um convênio da Prefeitura de Aparecida com a Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir), vai atender pacientes de 1 a 6 anos de idade que tenham o diagnóstico de TEA.

Confira a programação:

Seminário Valorize as capacidades e respeite os limites
2/4 (terça-feira)
Horário: das 8 às 16h
Local: Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag), Rua Gervásio Pinheiro, Residencial Village Garavelo, Aparecida de Goiânia

Caminhada de conscientização do autismo
4/4 (quinta-feira)
Horário: às 9h
Local: Parque da Família, Avenida Independência, Setor Serra Dourada 3ª etapa, Aparecida de Goiânia (em frente ao Aparecida Shopping)

Inauguração da Clínica Teia
5/4 (sexta-feira)
Horário: às 9h
Local: Clínica Teia – Rua São Miguel, 1753, Jardim Nova Era, Aparecida de Goiânia

Com informações da Prefeitura de Aparecida de Goiânia

source

Outras notícias

Saiba mais

Comentários

.