Menu

Notícias

Anvisa recebe pedido do registro de vacina da Moderna contra Covid

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu, nesta sexta-feira (20/1), o pedido de registro da vacina contra a Covid-19 da farmacêutica norte-americana Moderna. O imunizante já foi amplamente utilizado em países da Europa e nos Estados Unidos.

É uma vacina que utiliza a tecnologia de RNA mensageiro (mRNA), assim como a da Pfizer, utilizada na campanha de vacinação do país.

“A análise de pedidos de registro de vacinas segue regulamentação própria e busca verificar se a relação benefício/risco do produto é satisfatória no contexto epidemiológico atual. Para isso, devem ser apresentados estudos clínicos e outros dados a fim de comprovar a qualidade, segurança e eficácia do produto”, explica a agência, em nota.

Três áreas da Anvisa analisam o pedido, a partir de agora: a de Produtos biológicos (que avalia os aspectos de qualidade, segurança e eficácia), a de Farmacovigilância (responsável pelo monitoramento e planos de acompanhamento da vacina após sua entrada em uso no país) e a de Inspeção e Fiscalização (que avalia as Boas Práticas de Fabricação).

Para que a farmacêutica seja autorizada a comercializar a vacina no país, é necessário que ela tenha uma empresa brasileira que a represente no processo. No caso da Moderna, será a Zodiac Produtos Farmacêuticos.

source

Outras notícias

Saiba mais

Comentários