Menu

Notícias

Alerta: temperatura despenca e SP terá tempestades e rajadas de vento

São Paulo — A onda de calor que atingiu São Paulo nos últimos dias está com as horas contadas. A chegada de uma frente fria ao litoral paulista neste sábado (18/11) vai derrubar as temperaturas em todo o estado no decorrer do fim de semana.

Alerta emitido pela Defesa Civil prevê tempestades e rajadas de vento de até 100 km/h em diversas regiões, como a Grande São Paulo, incluindo a capital, o litoral e o Vale do Paraíba, tanto neste sábado quanto no domingo (18/11).

Por causa da previsão, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) criou um gabinete de crise e colocou cinco mil agentes da Defesa Civil de prontidão em 177 cidades.


0

Na capital paulista, a gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) decidiu cancelar todos os eventos ao ar livre promovidos pela Prefeitura. Segundo o coronel Hengel Pereira, coordenador da Defesa Civil, a virada do tempo está prevista para iniciar às 16h, com a possibilidade de rajadas de vento acima dos 70 km/h.

O sábado ainda começa com temperatura elevada na capital. Os termômetros devem marcar entre 25º C e 37º C. No domingo (18/11), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a mudança de tempo na cidade será ainda mais drástica, com uma queda de 12º C — a temperatura deve ficar entre 19º C e 25º C.

A Defesa Civil orienta a todos que, em situação de fortes chuvas, evitem áreas arborizadas devido ao risco de queda de árvores, além de buscar abrigo em locais seguros, longe de estruturas suscetíveis a danos, como postes e fiações elétricas.

O tempo no feriado

Na segunda-feira (20/11), feriado da Consciência Negra no estado de São Paulo, a previsão para a capital paulista é de temperaturas oscilando entre 18º C e 23º C — queda de 14º C em relação a sábado.

As chuvas e as trovoadas vão continuar, embora o dia vá amanhecer com sol, segundo a Climatempo. Na terça-feira (21/11), as temperaturas vão voltar a subir na cidade, oscilando de 17º C a 30º C.

Apagão no dia 3

As fortes chuvas do último dia 3/11 causaram ventos de mais de 100 km/h, derrubaram centenas de árvores e provocaram um apagão na capital e em várias cidades da região metropolitana, afetando 2,1 milhões de imóveis. A falta de energia se arrastou por até cinco dias em alguns lugares. Pelo menos oito pessoas morreram.

source

Outras notícias

Saiba mais

Comentários

.