A decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos de suspender as tarifas impostas e 2025 pelo governo Donald Trump abre margem para setores agropecuários do Brasil a apelarem por um reembolso das perdas que tiveram com vendas não concluídas diante da imposição de sobretaxas, afirmam fontes ligadas ao setor ao CNN Agro, sob a condição de anonimato.
Um dos segmentos que podem ser beneficiados é o café brasileiro. Até ano passado, os EUA eram principal cliente do grão arábica, mas com as tarifas totais de 50%, houve redução de exportações e os norte-americanos sentiram o peso da tratativa comercial no bolso: a bebida nos EUA teve incremento de 30% a 40% para o consumidor.
Segundo um especialista de café, conversas entre os traders brasileiros e entidades americanas já estão acontecendo. A corte americana aprovou nesta sexta-feira (20/2) a ilegalidade das tarifas. Um analista ouvido pela reportagem disse que ao menos as sobretaxas de 10% devem ser cortadas, entretanto, sob a potencial pressão de Donald Trump, que deve apelar da decisão.




