A Liga Nacional de Futsal (LNF) anunciou na quinta-feira (19) os 16 clubes que disputarão a LNF Silver Cresol 2026, nova divisão de acesso da entidade, que estreia nesta temporada.
A competição começa no dia 4 de abril e contará com equipes de 10 estados brasileiros — número que dobrou em relação a 2025, quando cinco estados estiveram representados. Apenas os dois melhores colocados garantem vaga na elite da LNF em 2027.
Confira os times participantes
O Vasco da Gama (RJ), campeão do título da LNF em 2000, representará a região Sudeste ao lado de São Caetano (SP) e Dracena (SP).
Do Nordeste, estão confirmados Sport Clube do Recife (PE), América de Natal (RN), Apodi (RN) e Balsas (MA).
Pelo Centro-Oeste, disputam a competição Sorriso (MT) e Juventude (MS).
Já a região Sul conta com o maior número de representantes: Concórdia (SC), Blumenau (SC), Joaçaba (SC), São Lourenço (SC), Chopinzinho (PR), Esporte Futuro (PR) e Vélez Camaquã (RS).
A criação da divisão Silver faz parte da reformulação da LNF, que passa a contar oficialmente com dois níveis: Gold, que corresponde à elite da competição, e Silver, nova porta de entrada para o principal torneio do país.
Na edição de 2025 da LNF, o Jaraguá conquistou o hexacampeonato ao vencer o Corinthians na decisão.
Além da Silver, a Liga também lançará a Copa LNF em 2026, torneio de mata-mata que reunirá equipes da elite (Gold) e da nova divisão de acesso (Silver).
“Estamos animados por poder reunir clubes de tradição no futsal, com torcidas apaixonadas. Importante o fato de termos 10 estados brasileiros representados na disputa, com quatro regiões envolvidas, democratizando cada vez mais o futsal pelo país”, afirmou o presidente da LNF, Fellipe Drommond.




